Blog

Alimentos que aumentam a imunidade

Alimentos que aumentam a imunidade

Alimentação, Artigos
O sistema imunológico O sistema imunológico humano não é algo tão simples. Na verdade ele é um complexo emaranhado de células cujo as respostas mediante as infeções podem ser surpreendentes. O maior exemplo são os sintomas da gripe, como a febre e a aparição de mucosas. Muitas vezes devemos interpreta-los como um aviso de que nosso sistema imune esta debilitado, quando na realidade ele está nos provando que funciona bem: o sistema imunológico age melhor em altas temperaturas, enquanto os germes não se reproduzem bem nela. Por isso, por exemplo, temos febre. O sistema imunológico é responsável por defender nosso organismo e nos manter saudáveis naturalmente. Em épocas de mudança climática, muito desgaste ou mesmo quando praticamos atividades ao ar livre, mudando constantemente as condições da temperatura do nosso corpo,…
Read More
Dieta Low Carb

Dieta Low Carb

Alimentação, Artigos
A dieta low carb ganhou grande notoriedade ultimamente como a grande aliada para perda de peso. Caracterizada por uma dieta de 30 a 130g de carboidrato por dia ou 45% das calorias diárias totais referentes ao carboidrato, tem sido amplamente utilizada tanto por pessoas sedentárias quanto por praticantes de atividade física e até atletas. Já demonstrado cientificamente, essa redução da quantidade de carboidrato adequando suas fontes e aumento do consumo de proteínas pode sim auxiliar e otimizar a perda de peso e melhorar a composição corporal. O grande problema de dietas restritivas é a sua aplicabilidade a longo prazo, que acaba não se tornando viável para a maioria das pessoas. É na verdade uma estatégia que pode ser muito bem utilizada para objetivos específicos e por curtos espaços de tempo.…
Read More
Consumo de Carboidrato Intratreino

Consumo de Carboidrato Intratreino

Artigos, Suplementação
Já está mais do que comprovada a eficácia da suplementação de fontes de carboidrato durante treinos com duração maior que 1h visando melhora de performance. Para atividades de endurance de 1h a 2,5h, recomenda-se a ingestão de 30 a 60g de carboidrato/hora (lembrando que esse valor diz respeito à quantidade de carboidrato efetiva e não de fontes de carboidrato), sendo necessário apenas fontes de glicose, como por exemplo, maltodextrina e dextrose. Em treinos ou competições mais longas acima de 2,5h – 3h, a recomendação é de consumo de 90g de carboidrato/hora, misturando fontes de glicose e frutose. Essa mistura é necessária, pois nossas células intestinais só conseguem absorver no máximo 1g de glicose/minuto, assim, quando a necessidade de carboidrato é maior (90g/hora = 1,5g/minuto), utiliza-se frutose, pois esta é absorvida…
Read More
Males nas corridas de montanha com longa duração

Males nas corridas de montanha com longa duração

Artigos, Hidratação, Primeiros Socorros
Por Samanta Chu - Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International, ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011 Caso você participe de corridas de montanha de longa duração, é necessário acrescentar alguns itens ao seu kit básico de primeiros socorros e prestar atenção a sérios problemas que podem se desenvolver a longo prazo – após diversas horas ou dias de atividade intensa. Bom planejamento, conhecer o ambiente onde você estará, atenção aos primeiros sinais destas condições e possuir os recursos adequados podem salvar vidas. – Desidratação: uma leve desidratação durante atividade física é normal e aceitável. Hidratar-se para evitar a desidratação é de extrema importância mas você também pode exagerar na dose e acabar em hiponatremia (abaixo). Ingerir água para saciar a sede é a melhor…
Read More
Atenção redobrada com a hidratação no verão!

Atenção redobrada com a hidratação no verão!

Artigos, Destaques, Hidratação
Todos sabemos a importância da hidratação corporal em qualquer circunstância, principalmente nos momentos de atividade física. Com o verão batendo à porta e o aumento da temperatura ambiente, devemos ter atenção redobrada com a ingestão de líquidos, tanto em relação à sua quantidade quanto em relação à sua qualidade. Isso porque com o forte calor, nosso corpo perde mais líquidos e na maioria das vezes não conseguimos repor essa perda de forma eficiente, ocorrendo a desidratação. Em dias de temperatura amena, o recomendo é que você beba, num treino ou prova, água a cada 20 minutos (por volta de 100ml). Já com a temperatura mais elevada, o mais recomendado é que esse tempo diminua para 15 minutos com a mesma quantidade. Existe uma forma simples que pode nos auxiliar a…
Read More